sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Vestibular no Papo de BFF


Esse é um dos maiores dilemas de nossas vidas, não é fácil escolher uma profissão, mais difícil ainda é quando os pais tentam interferir nessa escolha. Profissão é coisa séria, é o que você vai trabalhar pro resto da vida. Mas não necessariamente é a faculdade que vai dizer isso. Quantos casos conhecemos de pessoas que se formaram na faculdade, mas que não trabalham na profissão de formação (vários!). Isso é comum, você começar a fazer uma coisa que você não se identificou, não gostou ou não tem habilidade.
O cotidiano das profissões são muito mais difíceis do que dizem. Depende de você, da sua vontade, do seu trabalho. São vários aspectos que interferem e mais, as vezes você trabalhando acaba descobrindo outras habilidades. Eu acredito que só somos felizes, que só nos sentimos realizados quando fazemos aquilo que gostamos #fato.

“O ano esta acabando e não sei que profissão seguir”

C-A-L-M-A! Na pressão nada dá certo.
- Se você já sabe o que pretende fazer (ótimo!), procure um bom curso, uma boa faculdade e inscreva-se no vestibular.
- Agora se você está em dúvidas procure conversar com profissionais das áreas de seu interesse, pesquise sobre a profissão, procure se informar de como é o cotidiano e decida pelo o que mais se parecer com você. 
- E se você não tem idéia do que fazer então reflita sobre sua vida, sobre o que você deseja para o seu futuro e comece a se informar sobre o mercado de trabalho, sobre as profissões. Faça testes vocacionais (os testes podem ajudar você nessa difícil decisão).

Agora se nada disso funcionar talvez seja melhor você esperar mais um pouco para prestar o vestibular, procure um emprego e ao longo do tempo reflita sobre as profissões, faça um cursinho pré-vestibular ou um curso profissionalizante. Mas nunca deixe de estudar! O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, por isso estudo e dê o melhor de si.

E você, já sabe que profissão seguir?

Um comentário: